sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Benefícios do mel para a beleza

Para quem pensa que os benefícios do mel se resumem apenas à alimentação, está na hora de mudar esse conceito. Um alimento de fácil acesso e rico em nutrientes tem propriedades hidratantes, antioxidantes e até cicatrizantes, que podem ser aproveitadas em diversos usos.
Máscara de cabelo
No inverno, a exposição dos fios ao vento, ao frio e ao sol pode deixar os cabelos sem vida e ressecados. Já no verão, a água do mar ou o cloro das piscinas prejudica ainda mais as cutículas dos fios.
COMO USAR: Para recuperar as madeixas e devolver o brilho, uma boa ideia é utilizar uma máscara com mel e aplicar nos fios.
Esfoliante facial
Você tem pele sensível? Para isso, você pode usar uma máscara à base de mel que remove as células mortas da pele de forma delicada e eficiente para deixá-la mais suave e radiante.
Cicatrizes
O mel tem alta capacidade cicatrizante e bactericida, agindo como um antibiótico natural. Por esses poderes, o alimento pode ser utilizado em curativos de feridas ou queimaduras.
COMO USAR: Aplicar o mel na área atingida e cobrir com uma bandagem antes de dormir. No outro dia, basta retirá-la e limpar a pele, repetindo o processo até a total recuperação.
Espinhas e acne
As propriedades antifúngicas e bactericidas do mel removem as impurezas da pele, reduzindo a vermelhidão e acalmando a inflamação.
COMO USAR: Aplique o mel nas áreas afetadas de uma a duas vezes por semana, deixando ao menos durante 15 minutos sobre a pele.
Hidratante
O mel tem um excelente poder hidratante. Por isso é tão utilizado em fórmulas de produtos para os cabelos e para a pele.
COMO USAR: Misture o mel com manteiga de karité pura derretida para criar um hidratante e use-o no corpo inteiro. A manteiga de karité pode ser encontrada em algumas casas de produtos naturais.
Banho de rainha
Acredita-se que os banhos luxuosos de Cleópatra eram feitos com leite e mel. Você também pode ter esse mimo de vez em quando para deixar a sua pele mais bonita, mesmo sem ter banheira.
COMO USAR: É só misturar os dois itens em um recipiente (baldinho ou jarra) e aplicar na pele durante o banho, deixando agir e massageando por alguns minutos. Depois, é só enxaguar normalmente. Os ácidos alfa-hidroxi do leite recuperam a pele seca e escamada, enquanto as enzimas do mel amaciam a epiderme.
Lábios rachados
Muito parecido com o esfoliante facial caseiro acima, você pode usar a mesma receita (menos o suco de limão) para lábios secos e rachados aplicando bem delicadamente. Os lábios ficam mais macios e bonitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário